Outros posts

Glossário da mídia programática: conheça os termos e as estratégias para incluir a programática no seu planejamento de marketing digital

em

Marketing digital

por

Centralcomm

3 de jan. de 2024

A mídia programática é uma das formas de publicidade que mais vem ganhando destaque no mercado digital.

Em suma, as campanhas programáticas fazem uso de ferramentas de tecnologia e dados para a compra de espaços publicitários de forma automatizada. 

Dentre as suas diversas vantagens, aqui ressaltamos três: a estratégia está focada na audiência desejada e não mais na compra de anúncios “soltos” em mídias independentes; com uma única operação a campanha é exibida em diversos sites/canais; e o ROI (sigla para Retorno Sobre Investimento) é maior, já que a mídia conversa diretamente com o público-segmentado. 

Pelos motivos acima apresentados, a mídia programática é indicada para todo e qualquer negócio, independente do segmento e porte. E se o gestor ainda não tem 100% de certeza sobre o uso da estratégia, é possível fazer testes e otimizações ao longo da campanha. 

Mas, para incluir as campanhas programáticas no seu planejamento de marketing, é preciso conhecer melhor as suas estratégias. Nesta matéria vamos desvendar as siglas e conceitos para que você tenha mais segurança sobre o assunto.

Desvendando as siglas e termos para entender as estratégias de mídia programática

Todas as campanhas programáticas são operadas através de uma DSP.

DSP é a sigla para Demand Side Platform. O termo refere-se a um software para a configuração de campanhas e acesso ao inventário de mídia online, que é disponibilizado pelos publishers. 

Os publishers são os proprietários dos sites/canais. Através de leilões em tempo real, os anunciantes compram os espaços publicitários dos publishers para a veiculação das suas campanhas de mídia. 

Outra sigla importante nesse processo é a DMP (Data Management Platform). Trata-se de 

uma plataforma de gerenciamento de dados que permite entender o comportamento dos diferentes perfis digitalmente. A DMP trabalha com dados não-identificáveis (anônimos) de pessoas que não são, necessariamente, clientes da sua empresa. Essa ferramenta é essencial para conhecer o público-alvo do seu negócio e definir as melhores estratégias de programática para impactá-lo, de forma muito mais eficiente e assertiva. Com o uso de cookies, é possível mapear o comportamento de navegação dos usuários. 

Os cookies, por sua vez, são pequenos arquivos salvos no computador dos visitantes de sites. Eles têm como objetivo identificar os usuários e oferecer a melhor experiência para eles enquanto navegam. 

De posse das informações, uma agência especializada ou o próprio gestor da campanha vai colocar em prática as estratégias planejadas, a fim de impactar a audiência e colher os melhores resultados.

Opções de linhas de entrega de campanha:

- Onboarding de dados: Onboarding pode ser traduzido como integração nesse caso, Integração de Dados. A estratégia consiste em carregar o mailing list (lista de contatos) do anunciante a fim de buscá-los na internet e ativá-los posteriormente com a campanha programática; 

- Sitelist: uma lista de sites é pré-definida e os lances são realizados apenas nos canais selecionados;

- Retargeting: nessa estratégia, os anúncios são direcionados para quem já interagiu com a marca anteriormente. Através de tags instaladas no site do anunciante, é possível mapear sua audiência e incentivar a compra;

- Conteúdo semântico: aqui o segmento/categoria do anunciante tem relação direta com o perfil/categoria da mídia. Os lances para uma campanha de uma nutricionista, por exemplo, só serão dados em páginas com conteúdo afim: saúde/wellness/esporte;

- 3rd Party Data: as informações para as campanhas são fornecidas por data suppliers (provedores de dados), de diferentes fontes.  As estratégias levam em conta a segmentação da audiência e os lances só são realizados quando há aderência do perfil do usuário com o objetivo da campanha.


Parece complexo? A Central Comm te ajuda! 

Para ativar uma campanha programática é preciso ter acesso a uma DSP. Em 2015 a Central Comm fechou uma parceria com a Dataxu, uma DSP americana e em 2022 uma parceria com a Amazon DSP, plataforma de mídia programática da Amazon, e com a DSP do Google, o DV 360. Somos mais do que vendedores de mídia – somos especializados em mídia programática. Através de estratégias bem definidas, atuamos no planejamento e na operação das campanhas, de forma colaborativa. O trabalho envolve a segmentação de público, a performance das plataformas, as faixas de horário, as origens de tráfego e as negociações que visam gerar valor para o negócio dos nossos clientes. 

Share on

Suas campanhas em ótimas mãos

Mesmo com um processo 100% digitalizado, não vivemos apenas de robôs ou agentes de AI, nossos processos possuem humanos em todas as etapas para garantir que os objetivos das campanhas sejam alcançados.

Suas campanhas em ótimas mãos

Mesmo com um processo 100% digitalizado, não vivemos apenas de robôs ou agentes de AI, nossos processos possuem humanos em todas as etapas para garantir que os objetivos das campanhas sejam alcançados.

Suas campanhas em ótimas mãos

Mesmo com um processo 100% digitalizado, não vivemos apenas de robôs ou agentes de AI, nossos processos possuem humanos em todas as etapas para garantir que os objetivos das campanhas sejam alcançados.