Outros posts
Tráfego pago x tráfego orgânico: quais as vantagens de cada um?
em
Marketing digital
por
Centralcomm
17 de nov. de 2022
Neste post você vai conhecer as diferenças das duas estratégias.
E mais: preparamos um e-book exclusivo e gratuito para você aprofundar seus conhecimentos em tráfego pago.
Se você se interessa por marketing, é usuário de redes sociais (e de internet em geral) e está acostumado com o termo “campanha”, muito provavelmente você sabe o significado das expressões “tráfego pago” e “tráfego orgânico”.
Mas, mesmo que não esteja familiarizado com os termos, certamente você já foi impactado por alguma publicação, seja ela orgânica ou paga.
Ainda parece confuso? A gente ajuda! Neste post vamos explicar os dois conceitos, suas diferenças e quando é melhor usar cada uma das estratégias.

O que é tráfego orgânico? E quais as suas vantagens?
O tráfego orgânico se refere à movimentação gerada para o seu site, blog ou rede social de forma espontânea, ou seja, quando o público é direcionado para o seu canal sem nenhum custo com anúncios.
Os visitantes são atraídos de forma orgânica para sua página, quando: se interessam por suas publicações compartilhadas pela rede de contatos; clicam em palavras-chave (não-patrocinadas) relacionadas ao seu negócio; visualizam seu conteúdo pela aba “explorar” do Instagram, etc.
Existem diversas vantagens em utilizar o tráfego orgânico. A principal delas tem a ver com a criação de autoridade e credibilidade. Ao criar um conteúdo de valor, considerado útil e de qualidade para a sua audiência, maiores são as chances de conquistar visitantes orgânicos com potencial para se tornaram clientes. E a boa notícia: sem gastar com anúncios, as margens de lucro podem ser aumentadas.
Tem alguma desvantagem?
Sim. O tráfego orgânico gera uma audiência engajada, mas seus resultados são lentos. Conquistar seu público de forma espontânea leva tempo e exige bastante esforço na geração de conteúdos que vão atrair as pessoas “certas” e dispostas a comprar o seu produto/serviço/ideia. Para isso, é preciso trabalhar com ferramentas de SEO e copywriting para os textos, técnicas de design e UX para criar layouts que se destaquem e chamem a atenção da sua marca em meio a tantas possibilidades na internet, além de criatividade e estratégia. É possível ter sucesso com tráfego orgânico sim, mas existe um caminho mais assertivo para alcançar os resultados esperados de forma mais rápida e efetiva...

O que é o tráfego pago? E quais as suas vantagens?
O tráfego pago tem relação direta com a mídia de performance. A estratégia consiste em investir determinado valor monetário em anúncios veiculados nas plataformas digitais. O objetivo dos anúncios varia de acordo com a estratégia planejada e, no geral, envolve ter maior exposição de marca, trazer leads potencialmente qualificados, gerar conexão e conversão (além de vender mais, é claro). Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads são alguns exemplos de anúncios pagos em plataformas digitais.
O tráfego pago apresenta várias vantagens para as empresas e é capaz de trazer resultados quase imediatos. Ainda que seja preciso desembolsar uma quantia para anunciar, você tem total controle da campanha e define o orçamento que deseja investir. Você pode estipular um valor diário, mensal ou para toda a duração da campanha.
O tráfego pago funciona mesmo?
Os anúncios funcionam porque eles são desenvolvidos e direcionados para um público segmentado. É possível definir idade, gênero, localização, interesses...dessa forma, suas campanhas conversam diretamente com o público que você deseja impactar.
Além disso, os anúncios aumentam a exposição da sua marca, aumentando também a prospecção de novos clientes. Nos portais de busca, ao comprar as palavras-chave mais “interessantes” para o seu negócio, o seu site/conteúdo tende a aparecer logo do início, tendo assim melhores chances de ser clicado.