Outros posts

Tendência: por que você deve se atentar ao avanço dos influenciadores virtuais

em

Marketing digital

por

Centralcomm

17 de nov. de 2022

Seriam eles a humanização das marcas ou a digitalização dos negócios?

Alguns perfis acumulam mais de 50 milhões de seguidores, tem selos de verificação nas redes sociais e altas taxas de engajamento com seus fãs. A diferença? Eles não existem - ao menos não no mundo físico. 

Os influenciadores virtuais são muito mais do que mascotes – esses personagens (criados através de computação gráfica, modelagem 3D e Inteligência Artificial), se posicionam, criam conteúdos com frequência na internet, têm contratos de publicidade com “marcas reais” e geram vendas. 

Segundo o Virtual Humans, especializado em “personagens virtuais”, o engajamento deles chega a ser três vezes maior do que o de blogueiros humanos “comuns”. 

Diversas marcas, percebendo o poder de influência, estão surfando essa onda e aderindo à tendência para as suas estratégias de marketing. Tem influenciador virtual brasileiro que já ganhou até apartamento físico. Nessa matéria a gente conta quem foi 😉.

Os influenciadores virtuais mais INFLUENTES do mundo

Na lista dos 10 influenciadores virtuais com mais seguidores do mundo, o topo do ranking fica com a brasileiríssima Lu do Magalu (@magazineluiza). A personagem foi criada há quase 20 anos – em 2003 ela era apenas uma voz nos alto-falantes e no site de e-commerce do Magazine Luiza, e em 2009 teve sua versão 3D desenvolvida para atuar no canal do Youtube da varejista, passando a apresentar tutoriais de tecnologia. Atualmente, já são mais de 55 milhões de seguidores nas redes sociais em que está presente e uma série de parcerias e projetos desenvolvidos, alavancando as vendas do Magalu. 

Na sequência, vem a boneca Barbie, agora adaptada para o mundo virtual. No Instagram (@barbiestyle) ela tem mais de 2 milhões de seguidores e no Youtube são mais de 10 milhões. Em terceiro lugar fica a Nobody Sausage (@nobodysausage), uma “salsicha” que ficou muito famosa pelas suas dancinhas no TikTok e por criar conteúdos virais e trends. Devido ao sucesso, ela fechou parcerias e contratos com grandes marcas, como a Hugo Boss. 

Mas além da Lu do Magalu, o Brasil tem outros destaques. Na lista dos 10 influenciadores virtuais com maior expressividade em número de seguidores do mundo, também estão:

  1. o CB da Casas Bahia (@casasbahia) ocupa o 4º lugar no ranking: em 2017 a marca lançou o personagem como uma criança 2D, mas com o passar do tempo, ele tornou-se um adolescente virtual, apaixonado por games e cultura pop. Suas interações com os seguidores trazem promoções, memes, filmes e jogos;

  2. a Any Malu (@anymalu_real) ocupa o 9º lugar no ranking: a influenciadora virtual de cabelo rosa é uma personagem de desenho animado, cheia de estilo, e tem um programa próprio no Cartoon Network. Nas redes sociais ela mostra sua rotina, apresenta seus “desafios” diários, faz vídeos de humor e diverte as crianças. 

Os influenciadores virtuais e a integração com o metaverso

Recentemente o influenciador Lucas Rangel surpreendeu os seguidores ao apresentar o Luks (@eusouluks), seu personagem virtual no metaverso. O influencer foi um dos primeiros brasileiros a entrar nesse espaço digital. Mas, como afirmou nos seus stories, a ideia de Rangel é que ele não seja apenas um avatar, mas sim um influenciador virtual 3D. E isso está dando certo.  O personagem já tem mais de 250 mil seguidores no Instagram e vem colecionando contratos de publicidade com grandes marcas como Americanas e Coca-Cola. 

Mas se engana quem pensa que criar um influenciador virtual é rápido, simples e barato. Rangel contou nos seus stories que “foi feito com muito carinho, muita tecnologia, muito dinheiro e muito amor”. O projeto durou cerca de três meses para ser concluído e custou aproximadamente 240 mil reais. Para gerar ainda mais conexão e engajamento com o público, os seguidores podem interagir nas redes sociais e dar sugestões sobre o que gostariam de ver o Luks fazendo. Além dos anúncios, o personagem virtual também foi protagonista de história em quadrinhos e, ao que tudo indica, ainda vem muitos outros projetos e produtos por aí. 

Por falar em grandes contratos, uma influenciadora virtual “nascida” há mais tempo já conquistou o seu primeiro apê. Não, você não leu errado. A Satiko (@iamsatiko_), personagem virtual da apresentadora Sabrina Sato, com mais de 30 mil seguidores no Instagram, ganhou um apartamento físico em São Paulo. A estratégia faz parte da parceria entre a startup Biobots (empresa desenvolvedora da Satiko e especializada em produtos digitais) e a incorporadora e construtora Mitre Realty. Além de dar mais visibilidade para a personagem que agora passa a ser embaixadora da construtora, o espaço vai funcionar como estúdio de criação de conteúdo da Satiko. 

Enquanto influenciadores virtuais conquistam as redes e importantes contratos com marcas físicas, muitos negócios reais ainda não exploram o potencial das mídias digitais. O futuro é agora. Você não vai ficar para trás, não é?

A Central Comm pode ajudar.  Somos conectados às tecnologias e aos maiores e mais importantes canais para gerar impacto e resultados para a sua marca. Fale já com nossos especialistas e conheça nosso portfólio AQUI.

Share on

Suas campanhas em ótimas mãos

Mesmo com um processo 100% digitalizado, não vivemos apenas de robôs ou agentes de AI, nossos processos possuem humanos em todas as etapas para garantir que os objetivos das campanhas sejam alcançados.

Suas campanhas em ótimas mãos

Mesmo com um processo 100% digitalizado, não vivemos apenas de robôs ou agentes de AI, nossos processos possuem humanos em todas as etapas para garantir que os objetivos das campanhas sejam alcançados.

Suas campanhas em ótimas mãos

Mesmo com um processo 100% digitalizado, não vivemos apenas de robôs ou agentes de AI, nossos processos possuem humanos em todas as etapas para garantir que os objetivos das campanhas sejam alcançados.