Outros posts

8 dicas para você melhorar o seu potencial criativo

em

Marketing digital

por

Centralcomm

14 de mar. de 2023

A criatividade é essencial para os negócios de sucesso, de qualquer área. Saiba aqui como potencializar a sua.

Profissionais criativos não se restringem às Artes, Publicidade, Arquitetura, Cinema, Jornalismo e Marketing. A criatividade é uma característica relevante para qualquer área de atuação e cargo – e tem sido cada vez mais valorizada. 

Mas se engana quem pensa que a criatividade é um dom. Ela é uma competência e deve ser constantemente estimulada. Negócios de sucesso lançam mão da criatividade como um diferencial competitivo e, dessa forma, buscam empreendedores, gestores e colaboradores com potencial para desenvolver soluções criativas e inovadoras.

Nos momentos de crise, profissionais criativos e engajados são estratégicos na busca da melhor resolução e manutenção do bem-estar da companhia, além de serem capazes de antecipar problemas e solucionarem possíveis falhas com agilidade. 

A chamada Economia Criativa está cada vez mais em alta. O capital intelectual é capaz não apenas de criar novas ideias, mas também de influenciar – está aí outra grande habilidade requisitada nos dias de hoje.

Quais são os obstáculos para a criatividade?

A distração é uma das maiores barreiras para a criatividade, mas não é a única. A falta de organização, a falta de objetivos bem definidos (com ideias no papel ou na tela - e não apenas na cabeça), a falta de planejamento e de um cronograma de ações, o medo de receber críticas e a zona de conforto são grandes entraves para quem deseja ampliar o seu potencial criativo.

Como o ambiente pode influenciar sua criatividade?

Reconhecer que o ambiente em que você está tem impacto direto sobre a sua capacidade criativa é o primeiro passo para aumentar o seu potencial. Lugares muito barulhentos e desorganizados, ambientes com uma rotina muito engessada e estressante, além de lugares que coíbem a liberdade de expressão e de novas ideias são capazes de prejudicar o processo criativo.

8 dicas para você melhorar o seu potencial criativo 

Agora que você já reconhece que a criatividade é bem-vinda em qualquer área de atuação, preparamos algumas dicas para você desenvolver a sua: 

  1. Aumente o seu repertório: se você tomar apenas suco de laranja, nunca vai conhecer o sabor de outros sucos e nem terá a oportunidade de gostar deles, certo? Através desse exemplo simples, trazemos uma dica importante. Leia novos escritores, consuma diferentes formatos de conteúdo, escute outros podcasts, avalie o que é interessante em temas que você não gosta. Por meio desse exercício é possível ampliar seu conhecimento e fugir da zona de conforto;

  2. Observe a concorrência: quais os diferenciais da sua concorrência? O que eles têm de vantajoso perante o seu negócio? O que os clientes deles valorizam? Quais as estratégias eles vêm utilizando? Qual a linguagem e de que forma se relacionam com o mercado? Faça essa avaliação e tenha ideia do que é preciso/possível melhorar na sua marca;

  3. Mantenha-se atualizado: ouça os lançamentos da música, consuma notícias de canais distintos (jornais, portais, rádio...), fique por dentro das novidades do seu setor, vá a eventos e congressos relevantes. Assuntos do momento são uma excelente fonte de inspiração para profissionais e marcas criativas; 

  4. Coloque suas ideias em prática: lembre-se de que uma ideia na cabeça é apenas uma ideia. Tenha o planejamento em mãos, mas realize testes. Através da prática você terá melhores condições de avaliar seus erros, seus acertos e gerar insights para as próximas ações;

  5. Permita-se descansar: uma mente estressada e cansada tem mais bloqueios criativos. Os momentos de ócio são importantes para desacelerar, “refrescar” as ideias e reorganizar os pensamentos;

  6. Crie experiências prazerosas: quando estamos vivenciando momentos de lazer e descontração, tendemos a estar mais relaxados. Um hobby, um filme, a prática de um esporte geram sentimentos positivos e situações que podem servir como inspiração; 

  7. Trabalhe o seu foco: em meio a tantas notificações no celular e no computador, é difícil não cair em tentação. Essas interrupções atrapalham nosso processo criativo, prejudicam a concentração e dificultam a retomada da atenção plena. No momento em que estiver focado, silencie as notificações;

  8. Faça pequenas pausas ao longo do dia: manter-se inerte por longas horas costuma ser desgastante. Levantar-se, mudar de posição, tomar um café, destinar um tempo para mexer no celular, ouvir música...tudo isso ajuda a despertar a mente. 

Desafie-se. Melhorar o potencial criativo é um desafio, mas a gente garante: o retorno sobre esse investimento (em você e na sua marca) vale a pena! 


Se precisar de inspiração, conte com os nossos materiais do Media Hacks. Estamos sempre atualizados e preparados para gerar as melhores experiências para os nossos clientes.

Fale com o nosso time de especialistas AQUI.


Você pode se interessar também:

Tendência: por que você deve se atentar ao avanço dos influenciadores virtuais

Seriam eles a humanização das marcas ou a digitalização dos negócios?

LEIA MAIS


Seu cliente passa mais de um terço do tempo útil em dispositivos móveis. Como aproveitar esse dado para vender mais? 

Entre 2019 e 2021, aumentamos em 30% nosso tempo de navegação nos smartphones.

Leia AQUI

Share on

Suas campanhas em ótimas mãos

Mesmo com um processo 100% digitalizado, não vivemos apenas de robôs ou agentes de AI, nossos processos possuem humanos em todas as etapas para garantir que os objetivos das campanhas sejam alcançados.

Suas campanhas em ótimas mãos

Mesmo com um processo 100% digitalizado, não vivemos apenas de robôs ou agentes de AI, nossos processos possuem humanos em todas as etapas para garantir que os objetivos das campanhas sejam alcançados.

Suas campanhas em ótimas mãos

Mesmo com um processo 100% digitalizado, não vivemos apenas de robôs ou agentes de AI, nossos processos possuem humanos em todas as etapas para garantir que os objetivos das campanhas sejam alcançados.